sábado, 3 de janeiro de 2009

Interpretação Pessoal!

Recentemente vocês devem ter assistido ao especial da TV Globo Decamerão, a comédia do sexo! Me interessei pelo programa e estendi minha curiosidade à uma pesquisa rápida aos livros antigos da minha mãe. E veja só: Achei o livro Decamerão, do autor Boccaccio. Não tive tempo e sobretudo, confesso, paciência para ler tudo, mas passado rapidamente pelas páginas li um trecho que me chamou bastante atenção. E é sobre esse trecho que vou comentar no texto de hoje.
"De si este amor me deixou, no espírito, o prazer que a paixão costuma ofertar à pessoa que, velejando, não imerge demais nos pélagos sombrios. Tendo-se tornando penoso, e já que se dissipou, aquele amor apenas deixou em mim uma sensação de prazer. Mesmo assim, terminado embora o sofrer, nem por essa razão se esfumou a lembrança dos benefícios recebidos [...]. Nem essa lembrança se apagará em tempo algum, ao que suponho, senão com a morte."
Nesse pequeno trecho, ao meu ver, o autor diz, embora não muito obviamente, que amou muito um certo alguém, mas que agora, por alguma razão desconhecida, não estão mais juntos. Veja você, que o autor faz uma relação entre o amor e o sexo, sem tornar o amor vulgar nem o sexo relevante. Deixa claro que acabou! Mas o que acabou realmente? A paixão? O desejo? Não! Vai além. Às vezes amamos da maneira errada e isso trás certas consequências. O sofrer é a mais comum delas! Nesse caso o autor diz que achou um modo de dar fim ao sofrimento sem dissipar o sentimento. Ou seja, aquele alguém que em outrora o fizera feliz e em seguida machucou-lhe a alma, não interfere mais nem em um nem noutro! Porém, com a seguinte frase "nem por essa razão se esfumou a lembrança dos benefícios recebidos." o autor confirma a minha teoria: Não se pode, jamais, esquecer os bons momentos de uma grande história de amor! Pode-se apenas deixa-las adormecidas, não mencioná-las, não... refleti-las. Mas esquecer é impossível.
O autor conclui com uma ênfase ao que acabo de falar. "Nem essa lembrança se apagará em tempo algum, ao que suponho, senão com a morte." Mas pergunto a vocês: De onde vem tanta força capaz de autonominar-se INESQUECÍVEL?

2 comentários:

Unknown disse...

" o amor não morre, vira saudade"
=*

Unknown disse...

and I miss u...
=X